Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
A
Indicar terapia cognitivo-comportamental.
B
Prescrever um ansiolítico.
C
Associar terapia cognitivo-comportamental e adesivo de nicotina.
D
Associar terapia cognitivo-comportamental e bupropiona.
E
Associar bupropiona e adesivo de nicotina.
Outras questões
Um residente (R3) de ginecologia atende uma mulher em idade reprodutiva. A paciente se queixa de “dor à evacuação” e demonstra muita preocupação, pois observou sangue nas fezes. A seguir realizou uma colonoscopia com resultado normal. Referia também ciclos menstruais irregulares. Após solicitar alguns exames complementares, o residente esclareceu a paciente de que se tratava de uma endometriose do tipo:
A síndrome dos ovários policisticos (SOP) pode ter origem genética ou estar relacionada à resistência à insulina, ou também a um distúrbio do ovário. Porém existem alguns fatores agravantes para o desenvolvimento da SOP, como por exemplo:
Quando a divisão gemelar ocorre a partir do 13º dia da fecundação, o resultado dessa divisão será:
A niacina (ácido nicotínico) tem sido utilizada durante décadas para o tratamento das dislipidemias. Sobre ela, é CORRETO afirmar: