Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher de 64 anos, obesa, com história de hipertensão arterial e diabetes mellitus, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva, fadiga e dispneia de esforço. A radiografia de tórax revelou congestão pulmonar sem cardiomegalia. Eletrocardiograma de repouso mostrou hipertrofia ventricular esquerda sem distúrbios da condução ou sinais de infarto miocárdio prévio. Neste caso, um ecocardiograma com Doppler provavelmente revelará:

A
Alterações segmentares de contratilidade.
B
Acometimento ventricular direito isolado.
C
Derrame pericárdico volumoso.
D
Fração de ejeção de ventrículo esquerdo preservada.
Na questão a seguir encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste o seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Principais complicações cirúrgicas - PARTE I: I-Aspiração pulmonar é uma complicação evitável na maioria dos casos, entretanto sua ocorrência, quando associada à pneumonia, se relaciona a altas taxas de mortalidade. II-Atelectasia é uma complicação pulmonar pouco frequente. Sua incidência é maior em portadores de doença pulmonar preexistente, idosos e obesos. III-Infecção urinária é a complicação infecciosa mais frequente no pós-operatório. IV-O tratamento do íleo pós-operatório funcional é de suporte. Jejum, reposição hidroeletrolítica e colocação de sonda nasogástrica são medidas iniciais que respondem com sucesso na maioria dos casos. V- A causa de febre mais comum nas 72 primeiras horas de pós-operatório é atelectasia pulmonar e, entre 5º e 8º dia, infecção do sítio cirúrgico. VI-Seroma é uma coleção de sangue ou coágulo na ferida e é a complicação de ferida operatória mais comum. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Recém-nascido, 20 dias de vida, alimentado ao seio materno e ganhando 10 gramas/dia apresenta vômitos e 6 evacuações líquidas e esverdeadas por dia. Ao exame: choroso, ictérico ++/4, pupilas com aspecto opacificado, abdome globoso, fígado a 6 cm do RCD, endurecido. Glicemia pré-mamada = 20 mg/dL. Urina com teste de Benedict +++. O diagnóstico mais provável é:
Na questão a seguir, encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Com relação à vacinação na infância. I- a vacina BCG protege contra as formas graves de infecções causadas pelo bacilo da tuberculose. II- infecções pelo rotavírus devem ser prevenidas com três doses da vacina monovalente humana. III- ao completar cinco anos de idade a criança deverá ter recebido cinco doses de vacina tríplice bacteriana. IV- a vacina pneumocócica 7-valente é preconizada para crianças maiores de 5 anos. V- em crianças com mais de cinco anos de idade deve-se aplicar a vacina contra o Haemophilus influenzae apenas nos casos em que existam fatores de risco conhecidos para a doença invasiva. VI- em crianças menores de 2 anos é recomendada a aplicação de 2 doses da vacina contra a febre amarela, com reforço a cada 10 anos. VII - a vacina dupla tipo infantil contem menores quantidades de toxóide diftérico que a dupla tipo adulto. VIII - crianças em tratamento com corticosteróides em doses elevados e por tempo prolongado não podem receber vacinas de vírus vivo. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Paciente com quadro de choque séptico, refratário a líquidos e resistente a dopamina, apresenta-se com pulsos amplos, taquicardia, extremidades quentes e hiperemiadas, deve ser tratado preferencialmente com:
Compartilhar