Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher de 64 anos, obesa, com história de hipertensão arterial e diabetes mellitus, há 3 meses com edema generalizado insidioso de evolução progressiva, fadiga e dispneia de esforço. A radiografia de tórax revelou congestão pulmonar sem cardiomegalia. Eletrocardiograma de repouso mostrou hipertrofia ventricular esquerda sem distúrbios da condução ou sinais de infarto miocárdio prévio. Neste caso, um ecocardiograma com Doppler provavelmente revelará:

A
Alterações segmentares de contratilidade.
B
Acometimento ventricular direito isolado.
C
Derrame pericárdico volumoso.
D
Fração de ejeção de ventrículo esquerdo preservada.
Um paciente de 35 anos de idade, hepatopata, refere tumoração gigante na região inguinal direita. Foi indicado tratamento cirúrgico e achada uma hérnia inguinal por deslizamento, contendo cólon direito e íleo terminal. Foi então submetido a correção cirúrgica de hérnia inguinal e colectomia direita, com abordagem pela incisão em região inguinal direita. Evoluiu no pósoperatório com instabilidade hemodinâmica, aumento de volume na bolsa escrotal e aumento de volume abdominal. Qual das condutas apresentadas abaixo deve ser tomada?
Um menino de 3 anos é trazido à Emergência pelos pais devido à piora na tosse, iniciada há alguns dias. Sua tosse passou a ser acompanhada de secreção espessa em grande quantidade no dia de hoje. Os pais negam contato com outras crianças doentes. Sua temperatura é 39°C e nota-se estridor inspiratório, além de tiragens. Uma radiografia simples da região cervical com incidência para partes moles mostra edema subglótico. Qual o próximo passo na conduta desse paciente?
Gabriel, 30 anos, procura a Unidade de Saúde da Família com queixa de hiperemia conjuntival, dor ocular, náuseas e cefaleia. Ao exame nota-se injeção ciliar, edema de córnea, pupila em discreta midríase paralítica. Qual o diagnóstico de Gabriel?
A obstrução intestinal por cálculo biliar ocorre, mais frequentemente, no:
Compartilhar