Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Mulher de 65 anos apresenta-­se com ataque isquêmico transitório. A contagem de plaquetas era 690000/L. Hemoglobina normal e VCM normal. Relato antigo revelou que as plaquetas eram maiores que 600.000/L há mais de um ano. Qual é o mais provável diagnóstico?

A
Trombocitose reativa.
B
Trombocitemia essencial.
C
Deficiência precoce de fer- ro.
D
Trombocitose secundária a um evento neurológico.
E
Trombocitose induzida por medicação.
O índice de massa corpórea, em Kg/m², de um adulto não atleta, considerado adequado pelos critérios da OMS, varia entre:
Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativo chamava atenção. Considerando-se o diagnóstico de trombose venosa profunda:
Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. O exame anatomopatológico do apêndice revelou neoplasia neuroendócrina com 0,8 centímetros e a imuno-histoquímica mostrou tumor carcinoide. A conduta oncológica correta é:
Paciente, 6 anos de idade, apresenta menarca há 5 meses. Ao exame físico, observa-se estadiamento de Tanner: M3 e P2. Dos exames relacionados, é desnecessário, na investigação:
Compartilhar