Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Mulher de 65 anos, internada na U.T.I. com diagnóstico de pancreatite grave, é portadora de miocardiopatia e hipertensão. O exame físico revela paciente com confusão mental. PA= 100x70mmHg; FC= 100bpm e diurese normal. Gasometria arterial com máscara de O2 10L/min; pH = 7,15; PaCO2 = 39; Pa O2 = 47; HCO2 = 13, BE = -15,3; saturação arterial de O2 = 72%. Assinale a correta:

A
A diurese normal afasta o diagnóstico de choque.
B
A ventilação mecânica não está indicada porque a PaCO2 está normal.
C
Nessa situação, a primeira medida terapêutica é a correção do bicarbonato.
D
A gasometria revela quadro de acidose por distúrbios metabólicos.
E
A queda nos valores de bicarbonato decorre da tentativa de compensar a acidose respiratória.
Uma paciente de 24 anos, portadora de fibrose cística, é admitida no CTI com novo episódio de insuficiência respiratória aguda, provocado por pneumonia bacteriana comunitária. Ao exame clínico, a paciente encontra-se dispneica, hipotensa, taquicárdica e febril. O conjunto de dados clínicos e laboratoriais permite a definição da existência de sepse grave, razão porque após intubar a paciente e colocá-la sob assistência ventilatória, o plantonista do CTI considera a realização dos seguintes procedimentos: I) Colheita de hemoculturas; II) Colheita de secreção traqueal pra bacterioscopia e cultura; III) Início de antibioticoterapia de amplo espectro intravenosa; IV) Aquisição de acesso venoso profundo e resgate hemodinâmico guiado por metas; V) Administração de corticoide sistêmico em baixas doses; VI) Controle glicêmico rigoroso; VII) Profilaxia de lesão aguda gastroduodenal; VIII) Profilaxia de tromboembolismo pulmonar. Em razão das diretrizes internacionais regulamentadas pela Surviving Sepsis Campaign, o plantonista estabeleceu como suas 3 prioridades iniciais os seguintes procedimentos:
Paciente do sexo masculino, com placas urticariformes sensíveis à palpação, duração superior a 2 dias, com pouca resposta a anti-histamínicos, deve-se pensar em qual tipo de urticária?
Quanto ao desenvolvimento infantil e o risco de injúrias não intencionais é correto afirmar:
Com relação à anastomose espleno-renal distal para tratamento da hipertensão portal pode-se afirmar que:
Compartilhar