Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher de 65 anos, portadora de insuficiência cardíaca, procura hospital por piora da dispneia há uma semana. Nega palpitação, dor torácica ou hemoptise. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 110 bpm (arrítmico) e frequência respiratória: 24 ipm; pulmonar: estertores em ambas as bases; abdome: fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso; extremidades: edema de membros inferiores 2+/4+, com diminuição da perfusão periférica. ECG: fibrilação atrial. Ela faz uso de captopril e betabloqueador. Nesse momento recomenda-se:

A
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir diurético endovenoso.
B
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir metrópico endovenoso.
C
manter o uso de captopril e suspender o de betabloqueador e introduzir inotrópico endovenoso.
D
suspender o uso de captopril, manter o betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
E
suspender o uso de captopril e betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
Em relação ao suporte nutricional do paciente cirúrgico, é correto afirmar:
Com relação à úlcera de perna hipertensiva ou úlcera de Martorell, é correto afirmar que:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. A dosagem de glicemia de jejum é mandatória em pacientes com colelitíase, em decorrência da elevada prevalência de intolerância à glicose nesses pacientes.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. A ausência de ruídos hidroáreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Compartilhar