Mulher de 65 anos, portadora de insuficiência cardíaca, procura hospital por piora da dispneia há uma semana. Nega palpitação, dor torácica ou hemoptise. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 110 bpm (arrítmico) e frequência respiratória: 24 ipm; pulmonar: estertores em ambas as bases; abdome: fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso; extremidades: edema de membros inferiores 2+/4+, com diminuição da perfusão periférica. ECG: fibrilação atrial. Ela faz uso de captopril e betabloqueador. Nesse momento recomenda-se:
A
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir diurético endovenoso.
B
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir metrópico endovenoso.
C
manter o uso de captopril e suspender o de betabloqueador e introduzir inotrópico endovenoso.
D
suspender o uso de captopril, manter o betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
E
suspender o uso de captopril e betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
Outras questões
O paciente J. O. C., de 75 anos de idade, chega ao serviço de pronto atendimento com dor aguda, cansaço, fraqueza muscular e sensação de câimbra nos pés após caminhada de duas quadras, obrigando-o a parar, sem melhora após alguns minutos em repouso. Relata histórico cirúrgico por dissecção aguda da aorta torácica. Ao exame: REG, corado, hidratado, TAX = 37 °C, FC = 100 bpm, FR = 21 irpm, índice tornozelo-braquial (ITB) 0,26. Lesão ulcerosa em MID sem sinais de infecção. Exames indicam leucócitos 8.000 células/mm³ sem desvio. O paciente foi submetido a operação vascular, evoluindo com febre no POI e infecção do sítio cirúrgico (ISC), posteriormente. Com relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir. Para esse paciente, o cálculo do ITB é realizado pela relação da maior pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior e da artéria dorsal do pé (com obtenção nos dois membros ou em apenas um, dependendo da casualidade) com a maior pressão sistólica das artérias braquiais.
Gestante com história de uso contínuo de crack não sabe a idade gestacional e não realizou pré- natal. O recém-nascido nasce prematuro com insuficiência respiratória grave e o médico desconfia de que a causa desse quadro seja hérnia diafragmática congênita. Para confirmar sua suspeita, no raio X do recém-nascido, o médico deverá encontrar:
Nos pacientes com dor orofacial decorrente de bruxismo e/ou apertamento em vigília, os dois músculos da mastigação mais afetados pela mialgia são:
Sobre afecções cirúrgicas na infância, é CORRETO afirmar: