Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Mulher de 65 anos, portadora de insuficiência cardíaca, procura hospital por piora da dispneia há uma semana. Nega palpitação, dor torácica ou hemoptise. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 110 bpm (arrítmico) e frequência respiratória: 24 ipm; pulmonar: estertores em ambas as bases; abdome: fígado palpável a 3 cm do rebordo costal direito, doloroso; extremidades: edema de membros inferiores 2+/4+, com diminuição da perfusão periférica. ECG: fibrilação atrial. Ela faz uso de captopril e betabloqueador. Nesse momento recomenda-se:

A
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir diurético endovenoso.
B
manter o uso de captopril e betabloqueador e introduzir metrópico endovenoso.
C
manter o uso de captopril e suspender o de betabloqueador e introduzir inotrópico endovenoso.
D
suspender o uso de captopril, manter o betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
E
suspender o uso de captopril e betabloqueador e introduzir vasodilatador endovenoso.
O aneurisma de aorta está associado a todas as condições abaixo, EXCETO:
O íleo meconial é uma causa de obstrução intestinal no período neonatal. A quase totalidade desses recém-nascidos se enquadra no diagnóstico de:
Paciente, 35 anos, do sexo masculino, foi diagnosticado com aneurisma de aorta abdominal infra-renal de 4,5 cm no seu maior diâmetro. O tratamento mais indicado para esse paciente será:
Sobre afecções cirúrgicas na infância, é CORRETO afirmar:
Compartilhar