Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Mulher de 67 anos, tabagista, foi internada na UTI com quadro de febre, tosse, expectoração purulenta, dispneia e hipotensão. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 128 bpm, FR: 36 ipm, temperatura: 39,8º C; pulmonar: crepitações em todo o hemitórax direito. Imediatamente, foram colhidos hemoculturas e exames gerais. A gasometria arterial mostrou acidose metabólica, hipoxemia e excesso de bases (base excess) de - 10 mmol/L (normal: de -3 a + 3), lactato arterial: 24 mg/dL (normal até 14). Nesse momento, pode-se afirmar que ela apresenta mais provavelmente quadro de:

A
sepse.
B
sepse grave.
C
infecção generalizada.
D
síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
E
síndrome da disfunção de múltiplos órgãos.
Quanto ao uso, abuso e dependência de drogas, associe as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: I) Ecstasy; II) Heroína; III) Maconha; IV) Cocaína. ( ) Pode produzir aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, a eliminação é lenta, levando cerca de 40 horas para que 95% da droga seja eliminada, o que explica a persistência de alguns efeitos por um ou dois dias; ( ) A euforia é o efeito mais proeminente de seu uso e está relacionada com o aumento da dopamina na fenda sináptica em regiões cerebrais relacionadas ao prazer e recompensa; ( ) O seu uso crônico está associado à ocorrência da síndrome amotivacional, caracterizada pela diminuição da energia, além da dificuldade em persistir em qualquer tarefa que exija atenção prolongada ou tenacidade. ( ) No tratamento da intoxicação por essa droga usa-se naloxona, além do tratamento das complicações clínicas e da possível síndrome de abstinência.
Considerando as lesões traumáticas do anel pélvico e acetábulo, assinale a alternativa CORRETA:
Que estruturas tendinosas fazem parte do manguito rotador?
A displasia do desenvolvimento do quadril pode levar a graves sequelas e distúrbios de marcha se não for diagnosticada precocemente. Nessa doença:
Compartilhar