Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Mulher de 67 anos, tabagista, foi internada na UTI com quadro de febre, tosse, expectoração purulenta, dispneia e hipotensão. Exame físico: PA: 90x60 mmHg, pulso: 128 bpm, FR: 36 ipm, temperatura: 39,8º C; pulmonar: crepitações em todo o hemitórax direito. Imediatamente, foram colhidos hemoculturas e exames gerais. A gasometria arterial mostrou acidose metabólica, hipoxemia e excesso de bases (base excess) de - 10 mmol/L (normal: de -3 a + 3), lactato arterial: 24 mg/dL (normal até 14). Nesse momento, pode-se afirmar que ela apresenta mais provavelmente quadro de:

A
sepse.
B
sepse grave.
C
infecção generalizada.
D
síndrome da resposta inflamatória sistêmica.
E
síndrome da disfunção de múltiplos órgãos.
Mãe percebe massa abdominal ao dar banho em sua filha de 3 anos. A criança está em bom estado geral e assintomática. A ultrassonografia revela um tumor de topografia intrarrenal. Diante desse quadro, qual o diagnóstico mais provável?
Sobre o Trauma Renal é CORRETO afirmar:
Paciente com 56 anos de idade, previamente dislipidêmico, sem uso de medicação específica e história de trombose venosa de membros inferiores há 2 meses, em uso de varfarina. Apresenta mal-estar epigástrico vago, sensação de plenitude pós-prandial e dor em queimação epigástrica que iniciou há 3 meses. Refere acordar por causa da dor. Ao procurar a unidade básica de saúde, recebeu o diagnóstico clínico de gastrite e foi medicado com cimetidina. Como a dor não passava, resolveu, por conta própria, acrescer o uso de omeprazol. Quatro dias após o início do omeprazol, deu entrada na emergência por hematêmese e melena. Nesse momento, ao exame físico, apresentava palidez extremamente intensa e se encontrava em choque hipovolêmico. Evoluiu com parada cardíaca e não foi possível reverter a situação, indo a óbito no mesmo dia. Com base nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA:
Um lactente de 10 meses de idade apresentando tosse há mais de cinco dias e febre nos dos primeiros dias do quadro, é atendido na emergência com FC=170 bpm e FR=52 irpm, temperatura de 37ºC, prostrado com taquidispneia, rítmo de galope, diminuição da intensidade das bulhas cardíacas e hepatomegalia. Baseada no relato, responda:
Compartilhar