Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher de 70 anos apresentou lesão ulcerada com 5 cm de diâmetro na grande curvatura do corpo gástrico. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma com células em anel de sinete. Exames de estadiamento não demonstraram doença metastática. Avaliação clínica pré-operatória mostrou baixo risco cirúrgico. Qual a conduta mais adequada?

A
Ressecção endoscópica
B
Ressecção em cunha da lesão por videolaparoscopia
C
Derivação com gastroenteroanastomose
D
Gastrectomia total
E
Gastrectomia parcial proximal
Paciente de 42 anos, masculino, procurou atendimento médico com quadro de cefaleia, febre, emagrecimento, paralisia do VIII par craniano, baixa acuidade auditiva e proptose ocular. O diagnóstico mais provável é:
Quais são as alterações clínico/laboratoriais tipicamente encontradas em paciente com glomerulonefrite difusa aguda pós-infecciosa?
Atualmente existem várias classes de medicamentos disponíveis para o tratamento da HAS. Sobre o regimeerapêutico da HAS, é correto afirmar:
Caçula de família humilde e iletrada, que morava em distante área rural, uma lactente só foi examinada pela primeira vez ao completar quatro meses de vida. Seu parto se fizera em domicílio e, desde que nasceu, ela ficava ofegante e arroxeada ao chorar ou fazer esforço para defecar. Tinha sopro cardíaco à ausculta e o ecocardiograma foi indicativo de tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que encerra a presença de:
Compartilhar