Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?

A
Angina estável
B
Hiperpotassemia
C
Hipocalcemia
D
Bloqueio de ramo direito
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída.Sabendo que a extensão no cotovelo parece normal, mas que a supinação do antebraço está enfraquecida, qual a opção que indica o local do nervo lesionado?
Uma criança, após queda no parquinho do clube, fraturou o colo da fíbula, qual dos nervos, dentre as opções abaixo, corre o risco de ser cortado?
Menino, 4 anos, chega à emergência com relato de que há 24 horas passou a apresentar febre, dor abdominal, dor nos joelhos e nos tornozelos, além do surgimento de lesões de coloração violácea nos membros inferiores. Hemograma: Hb = 12,5 g/dl; Ht = 385; Leucócitos = 6500/mm³ (seg = 30%, eos = 4%, linf = 565 e mon = 10%) e Plaquetas = 250.000. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 23 anos procura atendimento por lesões cutâneas compatíveis com dermatite herpetiforme. Avaliação laboratorial evidenciou hemoglobina de 9 g/dL, VCM = 67 fL. Sem outros achados alterados. Dos exames abaixo, selecione o melhor teste inicial para a provável patologia deste paciente:
Compartilhar