Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?

A
Angina estável
B
Hiperpotassemia
C
Hipocalcemia
D
Bloqueio de ramo direito
Um paciente de 62 anos de idade, com dez dias de revascularização do miocárdio, foi mantido na UTI em função de arritmia. Encontra-se sob intubação orotraqueal, mas já em desmame, em pressão de suporte e recebendo nutrição parenteral. Passou a apresentar distensão e dor à palpação do abdome, principalmente em HCD. Apresenta febre e leucocitose. Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a hipótese diagnóstica mais provável e o exame a ser realizado.
Em relação ao refluxo vesico-ureteral primário da criança, podemos assinalar que:
Uma adolescente de 12 anos apresenta um nódulo na pálpebra inferior pela segunda vez no mês. Respondeu adequadamente ao tratamento com antibiótico oral no episódio anterior, e agora o nódulo não tem eritema ou enduração. Não há febre, alteração visual ou alteração conjuntival. A conduta mais adequada é:
Dentro da avaliação da doença arterial periférica, NÃO aceitamos que:
Compartilhar