Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?

A
Angina estável
B
Hiperpotassemia
C
Hipocalcemia
D
Bloqueio de ramo direito
Olga tem 62 anos e compareceu ao ambulatório com queixas de ardência vulvar e odor fétido vaginal. Foi, diagnosticada como sendo portadora de vaginose bacteriana. Você esclarece Olga de que, nessa idade, devido à condição hormonal as mulheres têm uma maior tendência a apresentar este quadro por causa de:
Andreia, 18 anos, gesta I/0, vai a sua primeira consulta de pré-natal e leva o laudo da primeira ultrassonografia transvaginal que revelou gravidez gemelar em torno de 11 semanas, com presença de membrana intergemelar com aspecto de “T” invertido. Diante deste resultado você conclui que a gravidez de Andreia é:
Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?
Nas últimas três décadas a terapia nutricional na prática médica originou novos conceitos e mudaram substancialmente o prognóstico de diversas afecções gastroenterológicas. Entre as alternativas abaixo, assinale a incorreta em relação à avaliação nutricional de pacientes:
Compartilhar