Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?

A
Angina estável
B
Hiperpotassemia
C
Hipocalcemia
D
Bloqueio de ramo direito
A lombociatalgia que acomete a raiz de L5 apresenta o seguinte comprometimento motor e de reflexo:
Assinale a alternativa INCORRETA, a respeito de epilepsias na infância.
Paciente do sexo feminino, 7 anos de idade, com história de artrite em joelho e punho esquerdo, tornozelo direito há sete dias. Com duração de três dias em cada articulação. Há dois dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedente infeccioso. Ao exame apresenta de positivo: taquicardia (130 bpm) sopro holosistólico em foco mitral com irradiação para a axila e artrite em tornozelo direito. Qual o diagnóstico mais provável?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Você está andando no shopping sozinho e observa uma criança de mais ou menos 4 anos cair na sua frente. Você verifica que ela está inconsciente e não respira. Nessa situação, alguém traz o DEA. Quais são os próximos procedimentos necessários?
Compartilhar