Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher de 73 anos de idade procura seu consultório com história clínica de sangramento digestivo baixo. Relata que há três meses vem apresentando sangramento às evacuações. Nega alteração no hábito intestinal. Qual a sequência preferencial na investigação diagnóstica?

A
Retossigmoidoscopia, enema opaco e ultrassonografia intrarretal.
B
Pesquisa de sangue oculto, toque retal e enema opaco.
C
Dosagem de CEA, retossigmoidoscopia e ultrassonografia intrarretal.
D
Dosagem de CEA, toque retal e trânsito intestinal.
E
Toque retal, retossigmoidoscopia e colonoscopia.
O rastreamento primário de problemas relacionados ao uso de álcool deve ser feito em consulta de rotina, principalmente através do questionário CAGE (Cut down Annoyed Guilty Eye-opener Questionnaire). Sobre o CAGE, relacione corretamente as perguntas do questionário com as palavras-chave em inglês: 1. O (A) Sr. (a) costuma beber pela manhã para diminuir o nervosismo ou a ressaca? 2. As pessoas o (a) aborrecem porque criticam o seu modo de beber? 3. O (A) Sr. (a) se sente culpado (a) (chateado consigo mesmo) pela maneira como costuma beber? 4. Alguma vez o (a) Sr. (a) sentiu que deveria diminuir a quantidade de bebida ou parar de beber? A. Cut down (diminuir). B. Annoyed (aborrecido). C. Guilty (culpa). D. Eye-opener (abrir os olhos).
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada às 20hs de uma quinta-feira na emergência do HRMS vítima de ferimento por arma branca (faca), tendo a agressão ocorrido na tarde de quarta-feira. Após a avaliação inicial, foi constada a penetração para cavidade abdominal e indicado laparotomia exploradora. No ato cirúrgico, foram encontradas moderada quantidade de sangue livre na cavidade, lesão hepática grau II não sangrante e múltiplas lesões transfixantes de intestino delgado. Com relação ao caso, assinale a opção CORRETA:
Recém-nascido, a termo, filho de mãe diabética, parto vaginal, apgar 9/10 com bolsa rota há 3 dias. Líquido amniótico normal. Mãe não apresentava febre e tinha hemograma normal. Inicia quadro de hipoatividade e déficit de sucção com 48h de vida. Apresentava glicemia 50 mg/dl. Hemograma com 20.000 leucócitos com relação J/T de 0,20. Plaquetas 100.000 e presença de granulações tóxicas nos neutrófilos. A conduta neste paciente deve incluir:
São exemplos de cardiopatias congênitas cianóticas:
Compartilhar