Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Mulher de 73 anos de idade procura seu consultório com história clínica de sangramento digestivo baixo. Relata que há três meses vem apresentando sangramento às evacuações. Nega alteração no hábito intestinal. Qual a sequência preferencial na investigação diagnóstica?

A
Retossigmoidoscopia, enema opaco e ultrassonografia intrarretal.
B
Pesquisa de sangue oculto, toque retal e enema opaco.
C
Dosagem de CEA, retossigmoidoscopia e ultrassonografia intrarretal.
D
Dosagem de CEA, toque retal e trânsito intestinal.
E
Toque retal, retossigmoidoscopia e colonoscopia.
Em relação à parada cardiorrespiratória (PCR) na criança, avalie as seguintes assertivas: I - Considerando-se a etiologia, a maioria tem como fator principal a hipoxemia. II - Ao contrário do adulto, a maioria tem a assistolia como alteração de ritmo. III - As sequelas pós-ressuscitação cardiorrespiratória podem estar relacionadas tanto ao tempo da PCR, como também à manutenção do débito cardíaco nas horas seguintes à ressuscitação. Quais estão corretas?
Menino de 2 anos previamente hígido, foi trazido à emergência pediátrica por apresentar uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada em vigência de febre. Quando chegou, não estava mais convulsionando. A mãe refere que o filho estava com quadro de IVAS e com febre há 1 dia. Na história familiar, o pai teve episódio de crise convulsiva febril na infância. Em relação à conduta a ser seguida, avalie as seguintes assertivas: I - Administrar antitérmico e tranquilizar a mãe quanto à evolução benigna do caso. II - Administrar Diazepan via retal para evitar novas crises. III - Manter o paciente em observação por 24 horas e solicitar eletroencefalograma. Quais estão CORRETAS?
Em que cirurgia, das alternativas mencionadas abaixo, está indicada antibioticoprofilaxia?
Qual o achado tomográfico que impede a ressecção do câncer de pâncreas?
Compartilhar