Mulher de 85 anos, hipertensa, com fibrilação atrial (FA) permanente, recentemente internada por insuficiência cardíaca. Com relação à FA, a conduta DEVE SER:
A
Não anticoagular por causa da idade avançada.
B
Controlar a freqüência cardíaca (FC) e anticoagular, mantendo RNI em 1,5 e 1,8.
C
Controlar a FC e prescrever AAS 100mg ao dia.
D
Controlar a FC e anticoagular, mantendo RNI entre 2 e 3, pois apresenta 3 fatores de risco intermediários para tromboembolismo.
E
Nenhuma das alternativas acima (A, B, C ou D) está correta.
Outras questões
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A hiperplasia e a hipertrofia das células da granulosa são importantes alterações histológicas identificadas na síndrome dos ovários policísticos.
A respeito de doenças sexualmente transmissíveis e de corrimento vaginal, julgue o item que se segue. A vaginose bacteriana é uma das causas mais frequentes de corrimento vaginal com odor desagradável. O teste de Whift (odor lembrando cheiro de peixe após adição de KOH a 10%) e a presença de clue cells no exame microscópico são critérios diagnósticos importantes. O tratamento de escolha é o metronidazol oral e tópico.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. A datação adequada da gestação é fundamental na assistência pré-natal. Para o cálculo da idade gestacional, considera-se a data da última menstruação e a idade gestacional estimada pela primeira ecografia, sendo a margem de erro da ecografia menor quando realizada em torno de 8 semanas.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. Os anticoncepcionais orais combinados contêm estrogênio e progestógeno em diferentes doses e esquemas posológicos. Constituem um grupo farmacológico que, além de excelente eficácia contraceptiva, auxilia na profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis.