Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?

A
Doxicilina 100 mg, 2 vezes ao dia, por 7 a 10 dias
B
Penicilina benzatina 4.800.000 UI IM e probenecida 1 g via oral
C
Valaciclovir 500 mg via oral 2 vezes ao dia, por 5 dias
D
Metronidazol 2g via oral em dose única
E
Itraconazol 200mg, 2 vezes ao dia, por 1 dia
Criança, 10 meses de idade, apresenta diarreia há dois meses (6 evacuações ao dia com fezes pastosas e líquidas, de grande volume, cheiro azedo, sem muco ou sangue). Teve alguns episódios de vômito nos primeiros dias. A orientação foi fazer hidratação oral. A partir de então, não apresentou mais vômitos, mas a diarreia persistiu com as mesmas características, acompanhada de perda de peso, distensão leve do abdome e assadura perianal, sem febre. Recebeu leite materno até o 6° mês de vida, quando iniciou com leite de vaca, em pó, e aos 7-8 meses: papas de fruta, legumes, carnes, ovos, bolachas e macarrão. Qual o diagnóstico provável dessa síndrome diarreica?
Você está de plantão em um pronto-socorro, para onde foi trazido um jovem de 29 anos, vítima de colisão moto-poste em alta velocidade, com capacete. O paciente se apresenta com hematoma periorbital bilateral, bastante agitado, cianótico, com rouquidão e dificuldade para se expressar. Há múltiplas lesões nos ossos da face e mandíbula, dentes quebrados e bastante sangue na cavidade oral. Foi administrado oxigênio sob máscara facial, com reservatório 12 L/min e a saturação de oxigênio é de 78%. Qual a conduta mais recomendável?
Marque a afirmativa correta:
O tipo de cálculo renal que mais frequentemente se associa aos quadros infecciosos é o cálculo de:
Compartilhar