Mulher jovem é admitida na UTI 96 horas após herniorrafia inguinal. Apresenta desconforto respiratório e hipotensão arterial, precedidos por rash difuso maculopapular e eritroderma palmoplantar. Nega morbidades ou uso prévio de medicações. Qual o diagnóstico mais provável?
A
Escarlartina.
B
Fasciíte necrotizante.
C
Necrólise epidérmica.
D
Síndrome do choque tóxico.
E
Celulite.
Outras questões
Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?
Em relação à endometriose, está correto afirmar que: I- níveis de CA-125 são geralmente aumentados em mulheres com endometriose avançada; II - ressonância magnética nuclear é útil para diagnosticar doença profunda; III - laparoscopia é o procedimento que confirma o diagnóstico e proporciona tratamento cirúrgico. Assinale a alternativa correta.
Sobre cardiopatias na gestação, avalie as seguintes afirmações. I- A gestação é fator de risco para arritmias cardíacas. II- As pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca apresentam descompensação do quadro nas primeiras semanas da gestação. III- Hipertensas crônicas em tratamento com captopril devem modificar o tratamento para losartan. Qual a alternativa correta?
Lesão cutânea discreta, perolada, hemisférica, lisa, papulosa, medindo 3 mm de diâmetro, com umbilicação central e conteúdo caseoso, localizada no pescoço de menina de 8 anos, saudável e frequentando a escola, corresponde a: