Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Mulher previamente saudável, 36 anos, procura atendimento médico devido a dispneia de inicio recente, ortopneia e edema periférico. Estes sintomas começaram três semanas após o parto de seu 2º filho. Ao exame físico: taquipneica, acianótica, PA de 100/70 mmHg, FC de 120bpm, estertores em ambas as bases pulmonares. À ausculta cardíaca apresentava galope de B3, Hepatomegalia 4cm do RCD na LHC. O ecocardiograma mostrou aumento das quatro cavidades com disfunção sistólica importante de ventrículos esquerdo e direito (trouxe ecocardiograma realizado antes gestação que era normal). Todas as afirmações abaixo sobre o quadro da paciente são verdadeiras exceto:

A
a incidência dessa enfermidade é maior nas gestações gemelares
B
gestações subsequentes geralmente são bem toleradas
C
esta condição torna-se sintomática na maioria dos pacientes no último trimestre da gestação ou no pós parto inicial
D
a incidência desta enfermidade é mais alta entre as afro-americanas que entre as caucacianas
Nas recomendações da American Heart Association (Dez 2005), a relação correta entre ventilações e compressões cardíacas é:
Visando o Linfonodo Sentinela, o sentido da incisão frente a lesão pigmentada suspeita de Melanoma em membros é:
Dentre os marcadores tumorais do aparelho digestivo, é correto afirmar:
Um homem de 68 anos melanoderma, procura o Pronto-Socorro com inicio súbito de dificuldade para falar e perda completa de força no braço e perna direitos. Os sintomas iniciaram-se há uma hora e meia e no momento da consulta já normalizou a fala e consegue movimentar a perna. Tem antecedente de fibrilação atrial intermitente e não usa anticoagulante. Tomografia de crânio sem contraste é normal. A pressão arterial é de 165/105mmhg. O plantonista avalia o uso de trombolítico, porém contra-indica seu uso. Em que baseou a contra-indicação?
Compartilhar