Mulher sexagenária queixa-se de “bola” na vagina e “urina solta”. Relata que perde urina quando faz força, tem que ir “correndo” ao banheiro quando tem vontade de urinar e, às vezes, não consegue segurar o desejo miccional. Urina “toda hora” e acorda várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga. São afirmativas adequadas ao caso, exceto:
A
Tem provável distopia genital.
B
Quadro compatível com incontinência urinária mista.
C
Tem indicação de estudo urodinâmico.
D
O tratamento cirúrgico independe do resultado urodinâmico devido à provável distopia.
E
O tratamento clínico deverá fazer parte da abordagem terapêutica.
Outras questões
Os nódulos pulmonares solitários:
A bexiga hiperativa é caracterizada por urgência miccional, com ou sem incontinência de urgência e associada ao aumento da frequência miccional, podendo ser primária (idiopática) ou secundária. São causas conhecidas de bexiga hiperativa:
As alterações da mucosa gastroduodenal que favorecem o surgimento de úlcera duodenal em pacientes com infecção por Helicobacter:
Paciente com quadro clínico e radiológico de pneumonia e derrame pleural unilateral de médio volume, constatado há 3 dias. O derrame pleural apresenta as seguintes características: aspecto: amarelo-escuro, relação proteína pleura/plasma: 0,8; relação DHL pleura/plasma: 0,9; leucócitos: 14500 (80% polimorfonucleares); pH = 6,9. A interpretação dos resultados e a conduta devem ser, respectivamente: