Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Mulher sexagenária queixa-se de “bola” na vagina e “urina solta”. Relata que perde urina quando faz força, tem que ir “correndo” ao banheiro quando tem vontade de urinar e, às vezes, não consegue segurar o desejo miccional. Urina “toda hora” e acorda várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga. São afirmativas adequadas ao caso, exceto:

A
Tem provável distopia genital.
B
Quadro compatível com incontinência urinária mista.
C
Tem indicação de estudo urodinâmico.
D
O tratamento cirúrgico independe do resultado urodinâmico devido à provável distopia.
E
O tratamento clínico deverá fazer parte da abordagem terapêutica.
Mulher de 68 anos, 70 kg, será submetida a artroplastia total de quadril. Não tem doenças conhecidas. Hemograma, glicemia e creatinina séricas normais. Escolhida enoxaparina para profilaxia de tromboembolismo venoso. A dose e duração desse esquema são, respectivamente:
Na emergência pediátrica do IJF havia quatro crianças com DENGUE. Três delas foram internadas com sinais de alarme da doença. Por favor, marque a opção na qual, a princípio, o (a) paciente está com um quadro de dengue clássica:
Quando utilizamos um corte coronal, dividimos o corpo em:
Paciente do sexo masculino, 42 anos, com antecedente de esquizofrenia, em uso de neuroléptico e benzodiazepínico, apresenta quadro agudo de febre, rigidez muscular, alteração do nível de consciência e instabilidade autonômica. Exames laboratoriais revelam aumento do nível de creatinofosfoquinase e leucocitose. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar