Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Mulher vacina os filhos para caxumba, sarampo e rubéola. Após 5 dias, descobre estar grávida. A conduta correta é:

A
Abortamento por risco de malformação.
B
Amniocentese e reação de cadeia da polimerase (PCR) para rubéola.
C
Pré­-natal de rotina.
D
Uso de gamaglobulina.
E
Amniocentese para análise citogenética.
Na osteoartrite de joelhos, a fisiopatologia principal envolve o desgaste da cartilagem articular. Indique a estrutura que NÃO está envolvida na origem da dor na osteoartrite.
D. Raimunda das Dores, faxineira profissional, depois de atarefado dia de faxina, apresentou dor intensa na extremidade distal do Úmero. Qual das estruturas relacionadas abaixo foi a possível causadora do quadro clínico apresentado pela paciente?
Lactente 12 meses, sexo masculino, retorna ao ambulatório para reavaliação após introdução de ácido valpróico em dose mínima, devido a eventos paroxísticos caracterizados por mioclonias segmentares sem perda de consciência, numa frequência de 3 crises/semana. Apresenta desenvolvimento neurológico adequado para idade e seu exame neurológico é normal. Pai é portador de epilepsia. O videoeletroencefalograma mostra poliespícula-onda difusa e bilateral (durante os eventos clínicos já descritos) e a ressonância magnética de crânio é normal. O provável diagnóstico é:
Paciente comparece ao ambulatório de Ginecologia apresentando sintomas compatíveis com climatério, mais ainda não apresenta critérios absolutos para este diagnóstico. Caso o médico julgue necessário, para fazer o diagnóstico laboratorial da falência ovariana, deve ser solicitado primariamente a dosagem sérica de:
Compartilhar