Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Multípara no início do oitavo mês de gestação, acorda na madrugada com abundante sangramento vaginal, sem dores nem contração, tendo tido prenhez normal até então. O mais provável diagnóstico é:

A
DPP
B
DPP forma tóxica
C
placenta prévia
D
acidente de Couvelaire
E
apoplexia uteroplacentária
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Primigesta de 16 anos, que não realizou pré-natal, procurou a emergência com febre, calafrios, sangramento vaginal moderado e mal-estar. Relatou ter provocado aborto com a ajuda de uma amiga há 2 dias. Ao exame, apresentava taquicardia (120 bpm), ausculta cardíaca e respiratória normais, pressão arterial de 76/40 mmHg e cianose de extremidades. Ao exame ginecológico, constataram-se bolsa rota e presença de restos fetais. Imediatamente foram instituídas antibioticoterapia e reposição de volume. A eliminação dos restos placentários foi induzida com ocitocina. Seis horas após a chegada, a paciente apresentou parada cardiorrespiratória sem resposta à medicação e às manobras de ressuscitação. Trata-se de um caso de mortalidade........., que tem como causa imediata ......... e como causa básica .......... .
No hemotórax traumático, a indicação de toracotomia depende:
Paciente feminina, 30 anos, procurou seu médico com queixas de crises de rubor em região cervical e face e episódios diarreicos. Foi tratada sintomaticamente por 30 dias e durante o acompanhamento desenvolveu ainda episódios de broncoespasmo acompanhando os sintomas anteriores que persistiam, e emagrecimento de 5 kg. Foram solicitados hemograma e Rx de Tórax, sem alterações em seus resultados. Evoluiu com quadro de constipação e distensão abdominal acentuada. Realizou então Rx de Abdome agudo que demonstrou alças de intestino delgado dilatadas e níveis hidroaéreos. A alternativa que contém o diagnóstico mais provável da paciente é:
Sr. José manteve o quadro de tosse sem expectoração e emagrecimento, apesar de ter seguido suas orientações. Seu raio-x evidenciou um pequeno derrame pleural à direita. A pesquisa de BAAR no escarro foi negativa e o PPD não reator. A família traz, então, o resultado da cultura de escarro pedida pelo Centro de Referência para onde o encaminhou. A cultura foi positiva para M.tuberculosis. Foi-lhe prescrito o esquema I. Você, enquanto médico desta família, orienta-os a:
Compartilhar