Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Na anemia falciforme:

A
a maioria dos pacientes apresenta icterícia.
B
o baço, no primeiro ano de vida, aumenta muito pouco.
C
os pulmões são preservados.
D
a cardiomegalia ocorre primeiro por hipertrofia do ventrículo esquerdo e, posteriormente, do direito.
Após acidente automobilístico, uma paciente é encaminhada ao centro cirúrgico em caráter de urgência para drenagem de hematoma subaracnoideo em expansão. Na admissão, a paciente estava inconsciente e não apresentava outros achados além de miose bilateral, e Glasgow 8. As radiografias de rotina do politraumatizado eram normais. Durante a cirurgia, desenvolve hipotensão persistente. O que fazer?
Paciente idoso, dependente de familiares para ingestão de água e alimentos, é trazido para realização de desbridamento na região do pé, foram solicitados exames pré-operatórios e constatado sódio sérico de 172 mEq/L, a correção rápida deste íon pode resultar em:
Pré-escolar, 5 anos, chega ao pronto-socorro com história de febre e diarreia há 48 horas. Ao exame físico apresenta-se irritado, olhos fundos e com enchimento capilar lentificado (4 segundos). Segundo o Manual de Assistência e Controle das Doenças Diarreicas (Ministério da Saúde/Brasil), a conduta adequada neste caso é:
Empiema, derrame pleural parenquimatoso, pneumatoceles e insuficiência respiratória são complicações frequentes em qual quadro de pneumonia?
Compartilhar