Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Na anemia falciforme:

A
a maioria dos pacientes apresenta icterícia.
B
o baço, no primeiro ano de vida, aumenta muito pouco.
C
os pulmões são preservados.
D
a cardiomegalia ocorre primeiro por hipertrofia do ventrículo esquerdo e, posteriormente, do direito.
Escolar de 8 anos de idade, após rash grosseiro e pruriginoso, apresenta edema abrupto, hipertensão arterial, dispneia, oligúria, hematúria macroscópica e proteinúria discreta. Os exames mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento do prognóstico seriam:
Paciente obesa, 79 anos, diabética, hipertensa, com história prévia de revascularização aortobifemoral, foi submetida à cirurgia para fratura de colo de fêmur e evoluiu no primeiro dia pós-operatório com queda do estado geral, vômitos, dor abdominal difusa e distensão abdominal. Qual o provável diagnóstico?
Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. Segundo as mais recentes recomendações do Ministério da Saúde, em todos os pacientes sintomáticos respiratórios, ou seja, nas pessoas maiores de 15 anos que busquem serviços de saúde por qualquer motivo e apresentem queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais, deve-se realizar tomografia computadorizada de alta resolução devido a sua elevada sensibilidade e especificidade na detecção de atividade da doença tuberculosa.
Com relação ao fibroadenoma é correto afirmar que:
Compartilhar