Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na artrite reumatoide:

A
as articulações mais acometidas nos membros superiores são as dos punhos, as metacarpofalangeanas e as interfalangeanas distais.
B
a artrite de cotovelo é um achado frequente, sendo comum quadro doloroso bastante expressivo.
C
a compressão medular e a morte súbita podem ocorrer como consequência da subluxação atlantoaxial.
D
a manifestação ocular mais comum é a escleromalácia perfurante.
Em relação ao Aneurisma de Aorta Abdominal:
Menino de 15 meses de idade foi trazido à consulta por quadro de resfriado comum. Os pais expressaram preocupação em relação ao desenvolvimento do filho por ainda não apresentar marcha independente. O menino vinha realizando consultas de puericultura de rotina e, ao exame físico, não foram constatadas quaisquer alterações. Os demais marcos do desenvolvimento eram adequados para a faixa etária. Diante deste quadro, que conduta deve ser adotada?
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
Compartilhar