Na Artrite Reumatoide, drogas modificadoras do curso da doença devem ser indicadas logo no início do tratamento, não havendo superioridade significativa de nenhuma destas. Entretanto, a toxicidade destas drogas deve ser monitorada da seguinte forma:
A
Azatioprina: exame oftalmológico inicial e realizar leucograma a cada seis meses;
B
Ciclosporina: hemograma completo, provas de função hepática (AST e ALT) e fosfatase alcalina inicialmente a cada duas semanas;
C
Hidroxicloroquina: pressão arterial, função renal e creatinina inicial a cada duas semanas nos primeiros três meses;
D
Metotrexato - hemograma completo, provas de função hepática (AST e ALT) e creatinina a cada trinta dias nos primeiros seis meses, a seguir a cada 1-2 meses.
Outras questões
Quanto ao desenvolvimento infantil e o risco de injúrias não intencionais é correto afirmar:
Você é chamado na unidade de internação pediátrica para avaliar um lactente de 6 meses, internado por uma pneumonia, que está cianótico. Ele está com máscara não reinalante, com gasping (respiração não eficaz). Você não palpa pulso central.
Qual é sua conduta, se tiver alguém para auxiliá-lo?
J.C.S., sexo masculino, 64 anos, recorreu ao Hospital São Paulo em Junho de 2002 na sequência de hematêmeses e melenas com 24 horas de evolução, acompanhadas de um episódio de lipotímia. Neste intervalo de tempo, negava dor abdominal, precordialgia, dispneia e "alterações do trânsito intestinal". Negava consumo de AINEs e terapêutica com agentes anticoagulantes. O doente referia a realização de by-pass aortobifemoral por aneurisma da aorta, intervenção realizada em 1998; e ainda HA controlada com antagonistas dos canais de cálcio. Apresentava-se consciente e colaborante, com palidez de pele e mucosas, hemodinamicamente estável, sem alterações na ausculta cardiopulmonar, bem como no exame abdominal, verificando-se a existência de melenas no toque retal. Analiticamente destacava-se anemia normocrômica normocítica (Hb: 10,5 g/dl - N:12,0 - 15,0 g/dl) e leucocitose com neutrofilia (21,000/L- N:4000 -11,000 - com 86% de PMN). O valor do azoto ureico era normal (8 mg/dl - N:4-16 mg/dl). Foi submetido à endoscopia digestiva alta que além de constatar a existência de sangue digerido e coágulos no lúmen gástrico, verificou uma lesão na 3ª porção do duodeno na qual se observava um coágulo aderente e, na sua porção mais inferior um segmento de uma malha metálica. Qual o seu diagnóstico e melhor conduta?
Homem de 34 anos caiu de uma árvore e teve fratura e luxação no cotovelo esquerdo. Exame físico: ausência de pulsos braquial, radial e ulnar, e perfusão da mão lentificada. A conduta é: