Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na Artrite Reumatoide, drogas modificadoras do curso da doença devem ser indicadas logo no início do tratamento, não havendo superioridade significativa de nenhuma destas. Entretanto, a toxicidade destas drogas deve ser monitorada da seguinte forma:

A
Azatioprina: exame oftalmológico inicial e realizar leucograma a cada seis meses;
B
Ciclosporina: hemograma completo, provas de função hepática (AST e ALT) e fosfatase alcalina inicialmente a cada duas semanas;
C
Hidroxicloroquina: pressão arterial, função renal e creatinina inicial a cada duas semanas nos primeiros três meses;
D
Metotrexato - hemograma completo, provas de função hepática (AST e ALT) e creatinina a cada trinta dias nos primeiros seis meses, a seguir a cada 1-2 meses.
Paciente masculino, 50 anos, vítima de queda de nível (2 metros), dá entrada no pronto-socorro com história de trauma direto em braço direito. Ao exame físico apresenta dificuldade de extensão do polegar direito e aumento de volume em terço distal de braço direito. Submetido à radiografia de úmero que evidenciou fratura em espiral entre terço médio e distal de úmero direito. De acordo com o caso acima assinale a principal hipótese diagnóstica e qual o melhor tratamento para o paciente acima.
Criança de 04 anos é levada ao pronto-socorro com relato da mãe de que tentou segurá-la pela mão direita quando ela correu para a rua em direção a uma bola com a qual estavam brincando na calçada de casa. Desde então a criança está com dor intensa e restrição do movimento no membro superior direito. A lesão decorrente desse tipo de trauma é:
Na doença de Legg-Perthes ocorre:
Acerca de traumas, urgências ortopédicas e doenças infecciosas, julgue o próximo item: Estima-se que, anualmente, um em cada três indivíduos com mais de sessenta e cinco anos de idade sofre quedas da própria altura e que um em cada vinte daqueles que caem tenha pelo menos uma fratura ou necessite de internação hospitalar.
Compartilhar