Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na assistência pré-natal a ultrasonografia abstétrica é importante na avaliação do desenvolvimento fetal. A US morfológica deve ser realizada entre:

A
10 a 14 semanas
B
22 a 24 semanas
C
24 a 28 semanas
D
32 a 36 semanas
E
Em qualquer período da gestação
Lactente de 11 meses portador de atresia de vias biliares interna para realização de transplante intervivos no dia seguinte. A mãe conta que a criança apresentou febre há 1 dia e no dia da internação, irritabilidade, além de discreto aumento do volume abdominal. Ao exame físico apresenta-se ativa, ictérica, com ascite volumosa, ausculta pulmonar limpa. A conduta recomendada neste momento é:
Paciente, 74 anos de idade, refere lesão distrófica na perna direita há 1 mês. Na arteriografia observa-se lesão no território aorto-ilíaco à direita, TASC A. Para esta classificação do TASC (Transatlantic Inter-Societal Consensus), a melhor conduta é:
Em relação à cistinúria, doença autossômica recessiva em que pode haver formação de cálculos de cistina, é correto afirmar:
Mulher, 19a, previamente hígida, é admitida em Ambulatório para investigação após a ocorrência de 3 episódios de pancreatite aguda nos últimos 6 meses. Nega: etilismo, uso de medicações pancreatotóxicas, histórico familiar de casos semelhantes. Em duas ultrassonografias de abdome recentes, não foram observadas alterações em vesícula ou vias biliares intra e extra-hepáticas. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar