Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na ausência de anticorpos anti-DNA nativo, o marcador sorológico mais fiel (específico) para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico é o anticorpo:

A
anti-RNP.
B
anti-Sm.
C
anti-histona.
D
anti-DNA histona.
Mulher de 68 anos, 70 kg, será submetida a artroplastia total de quadril. Não tem doenças conhecidas. Hemograma, glicemia e creatinina séricas normais. Escolhida enoxaparina para profilaxia de tromboembolismo venoso. A dose e duração desse esquema são, respectivamente:
Bebê com 30 dias de vida, sexo masculino, nascido a termo, sem comorbidades, em aleitamento materno exclusivo. Há um dia começou a apresentar episódios de regurgitação que evoluíram para vômitos em jato após aproximadamente 12 horas. Ao exame apresenta-se desidratado (++/++++). afebril e sem alterações do exame físico abdominal. Considerando-se o quadro acima, qual exame a ser solicitado e o diagnóstico mais provável?
A doença de Hirschsprung ocorre em um a cada 5.000 nascidos vivos. É INCORRETO afirmar que
Um homem procura médico para orientação sobre quando deve iniciar prevenção para neoplasia de próstata e a que exames deve ser submetido. Qual deve ser a resposta do médico?
Compartilhar