Na ausência de anticorpos anti-DNA nativo, o marcador sorológico mais fiel (específico) para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico é o anticorpo:
A
anti-RNP.
B
anti-Sm.
C
anti-histona.
D
anti-DNA histona.
Outras questões
Considere um paciente submetido à correção de hérnia inguinal indireta recidivada, técnica de Shouldice. Retorna ao ambulatório no pós-operatório, com dor testicular e edema no testículo. Qual a hipótese provável e a conduta mais apropriada?
Qual o esquema terapêutico mais indicado para o tratamento da cardite reumática?
Uma paciente de 10 anos tem febre de 39?C e dor de garganta. Após um dia de evolução apresentou exantema micropapular em tronco, que posteriormente se estendeu aos membros. Há palidez perioral e lesões petequiais nas dobras dos cotovelos. O hemograma mostra 12.800 leucócitos, com neutrofilia e desvio para a esquerda. Após 7 dias, o exantema cedeu e surgiu descamação cutânea. O agente etiológico mais provável é:
Paulo, 22 anos, pedreiro, procurou seu médico de família com queixa de dor intensa há 1 hora no hálux do pé esquerdo. Relata que um tijolo caiu de sua mão atingindo a unha do hálux. Ao examiná-lo, o médico constatou hematoma subungueal. Qual o tratamento mais adequado para Paulo?