Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na ausência de anticorpos anti-DNA nativo, o marcador sorológico mais fiel (específico) para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico é o anticorpo:

A
anti-RNP.
B
anti-Sm.
C
anti-histona.
D
anti-DNA histona.
A transposição das grandes artérias é uma cardiopatia congênita comum no período neonatal. Na evolução natural quase que a totalidade dos casos morre no primeiro ano de vida. A cirurgia de Jatene, descrita pelo Dr. Adib Jatene, em São Paulo, mudou radicalmente a evolução desses pacientes, transformando-as em crianças praticamente normais. Em que faixa etária essa cirurgia está mais bem indicada em um paciente com transposição simples das grandes artérias?
O Rio de Janeiro sediou, em março deste ano, o III Fórum de parceiros Stop Tuberculose. Em nosso país, o desafio atual no tratamento e controle da tuberculose está ligado à (ao):
Em 2009, vimos crescer, entre os salões de beleza, a preocupação com os cuidados de higiene e a prevenção de doenças transmissíveis, fruto de um trabalho educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em uma conversa num salão carioca, você escuta que todos os tipos de hepatite infecciosa podem ser evitados com os cuidados de autoclavagem para esterilização do material. Você esclarece, então, que esta iniciativa é adequada para evitar a transmissão do vírus causador da hepatite:
Uma paciente de diabetes tipo 2, de 68 anos, chega ao posto de saúde queixando-se de dor em queimação intensa e uma lesão avermelhada, mal definida, quente, com bolhas, ao redor de uma pequena ferida localizada na região pré-tibial inferior esquerda. Dos antimicrobianos abaixo, o mais apropriado para o tratamento dessa paciente seria:
Compartilhar