Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Na avaliação antropométrica do crescimento linear da criança com baixa estatura, em relação a sua idade cronológica, assinale a alternativa incorreta:

A
No hipopituitarismo, a relação segmento superior/segmento inferior (SS/SI) está aumentada.
B
No hipotireoidismo, a relação SS/SI está diminuída.
C
Na acondroplasia, a relação SS/SI está aumentada.
D
Na doença de Morquio a relação SS/SI está diminuída.
Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. No diagnóstico desse paciente, o exame mais útil é:
Qual a sequência CORRETA a ser instituída na reanimação em sala de parto de um RN que nasce com mecônio espesso e na primeira avaliação está com FC 120 bpm, com tônus em flexão, respiração rítmica e regular, cianose generalizada?
O lactente amamentado exclusivamente ao seio NÃO deve receber suplementação com ferro, principalmente, por:
Das alternativas abaixo, qual NÃO seria um fator de mau prognóstico na criança vítima de traumatismo craniano?
Compartilhar