Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Na avaliação da policitemia, é INCORRETO afirmar:

A
a dosagem sérica de eritropoetina auxilia no diagnóstico diferencial entre policitemia induzida por hipóxia e policitemia não induzida por hipóxia.
B
o carcinoma hepatocelular e o carcinoma de células claras renais podem cursar com policitemia mediada por eritropoetina.
C
a doença pulmonar obstrutiva crônica é a causa mais frequente de policitemia.
D
os inibidores da enzima de conversão podem ser úteis no tratamento da policitemia secundária.
E
estenose da artéria renal não é uma causa de policitemia.
Em relação à asfixia perinatal, é CORRETO afirmar:
Paciente de 40 anos de idade dá entrada no pronto-socorro com dor lombar direita, iniciada há 24 horas, de forte intensidade, acompanhada de náuseas e vômitos. Ao exame físico, ela apresenta sinal de Giordano positivo. A temperatura está normal. Exames laboratoriais revelam sumário de urina com hematúria microscópica e leucograma normal (8.000/mm³). Além disso, tomografia revela cálculo ureteral de 8 mm no ureter terminal, associado com dilatação ureteral e piélica de leve para moderada. A conduta inicial mais adequada é:
Indique o par craniano responsável pela inervação da elevação da pálpebra:
Menino de 6 anos chega à emergência com quadro de claudicação importante, dor à mobilização da perna direita que surgiu após uma partida de futebol na escola. No momento não há outros sintomas constitucionais. No entanto, há 1 semana atrás, esteve gripado com febre, tosse e rinorreia clara. Você resolve colher um hemograma, VHS e um US de quadril. Todos apresentam resultados normais. De acordo com a história e os dados laboratoriais, trata-se de:
Compartilhar