Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Na avaliação da policitemia, é INCORRETO afirmar:

A
a dosagem sérica de eritropoetina auxilia no diagnóstico diferencial entre policitemia induzida por hipóxia e policitemia não induzida por hipóxia.
B
o carcinoma hepatocelular e o carcinoma de células claras renais podem cursar com policitemia mediada por eritropoetina.
C
a doença pulmonar obstrutiva crônica é a causa mais frequente de policitemia.
D
os inibidores da enzima de conversão podem ser úteis no tratamento da policitemia secundária.
E
estenose da artéria renal não é uma causa de policitemia.
O HSV tipo 2 e o vírus varicela-zoster são herpes vírus humanos. Ambos podem causar infecções congênitas, especialmente quando a gestante tem a infecção primária durante o primeiro trimestre. Os estigmas podem ser muito semelhantes, de modo que o diagnóstico pode ser ocasionalmente difícil. Dado o exposto, qual dos estigmas é fortemente associado somente à varicela congênita?
Em relação à parada cardiorrespiratória na infância, é CORRETO afirmar:
Paciente de 4 anos de idade com história de Asma Brônquica há 1 ano chega ao hospital dispnéico, agitado, falando com dificuldade, com tiragem intercostal bilateral, diminuição do murmúrio vesicular nos 2 pulmões, sibilos difusos ‘a ausculta, freqüência respiratória de 44 movimentos/minuto, frequência cardíaca de 120 batimentos/minuto, abdome com fígado a 2 cm do rebordo costal direito, pulsos periféricos normais, saturação de oxigênio de 89% em ar ambiente. Baseado nos dados acima, assinale a alternativa CORRETA.
Marque nas frases abaixo: falso (F) ou verdadeiro (V) e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência esteja CORRETA: (  ) O ataque de pânico, característico do Transtorno de Pânico, pode ocorrer sem que haja um fator desencadeante, possível inclusive, durante o sono. (  ) Antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina devem ser evitados no tratamento de transtorno obsessivo compulsivo. (  ) Medo exagerado e persistente de ser desmoralizado, exposto ou humilhado, quando em situações sociais, ou que mostre um mau desempenho ocorre na Fobia Simples. (  ) Um indivíduo com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta ansiedade persistente que afeta uma variedade de situações cotidianas, mantendo-o ansioso e apreensivo para possíveis eventos negativos. (  ) Presença de pensamentos e sonhos, desagradáveis e recorrentes, sobre um evento traumático, provocando reatividade fisiológica, ocorre no Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Compartilhar