Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Na avaliação de um paciente com ascite de origem recente, assinale o item que melhor define a etiologia:

A
Nível de glicose no líquido ascítico.
B
Gradiente soro-ascítico de proteínas.
C
Nível de LDH no líquido ascítico.
D
Gradiente soro-ascítico de albumina.
E
Gradiente soro-ascítico de LDH.
Na apresentação fetal cefálica fletida (vértice ou de occipital), qual o ponto de referência e a linha de orientação, respectivamente?
O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnostico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:
Paciente, 37 anos de idade, primigesta com 32 semanas de gestação é acompanhada no ambulatório de pré-natal de alto risco por hipertensão gestacional estando em uso de alfametildopa 750 mg/dia. Na consulta médica, apresenta-se sem queixas. Após 30 minutos de decúbito lateral esquerdo, apresenta PA = 140 X 90 mmHg, porém com curva de pressão arterial média sistólica de 160 mmHg e diastólica de 105 mmHg. Atividade uterina ausente e BCF = 144 bpm. A cardiotocografia mostrou feto ativo e reativo. Qual é a conduta mais adequada?
Você atende uma gestante cujo filho mais novo foi diagnosticado como tendo varicela. Ela nega que tenha tido a doença quando criança, vacinação anterior ou contato com alguém doente anteriormente. Qual conduta de vigilância epidemiológica indicada neste caso?
Compartilhar