Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Na avaliação de um recém-nato com 2.500 g, 46 cm de comprimento e 29 cm de perímetro cefálico, solicita-se radiografia de crânio e de ossos longos, que demonstra apenas calcificações cerebrais. As infecções congênitas mais compatíveis com o quadro descrito são:

A
rubéola e sífilis.
B
listeriose e rubéola.
C
toxoplasmose e citomegalovirose.
D
herpes simples e AIDS.
E
sífilis e brucelose.
Mulher de 42 anos, assintomática, apresentou, à mamografia de rotina, nódulo de 1,2 cm no quadrante supero-externo da mama esquerda. À ultrassonagrafia, constataram-se bordas espiculadas e limites imprecisos, com sombra acústica e limites microbulados. Não havia comorbidades. Ao exame físico, as mamas eram volumosas, com discreto adensamento na topografia referida, e axila ipsilateral mostrava-se clinicamante negativa. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho abaixo. No paciente traumatizado grave, a hipótese diagnóstica de fratura da base do crânio deve ser considerada na presença de equimose periorbitária (olhos de guaxinim), _________________ e mobilidade do maxilar superior. A ocorrência de tais sinais constitui contraindicação para a realização de ________________, porque pode causar ____________________.
Constitui indicação absoluta de tonsilectomia:
A febre reumática ainda é uma doença prevalente em nosso meio que depende do manejo adequado por parte dos médicos para erradicá-la. Assim sendo, marque a afirmativa CORRETA:
Compartilhar