Na avaliação nutricional do paciente cirúrgico, assinale qual dos seguintes parâmetros não tem importância. (CAMPOS, A.C.L. Nutrição em cirugia. Atheneu, 1 ed.)
A
impedanciometria
B
dosagem da albumina sérica
C
dosagem da transferrina sérica
D
medida da prega cutânea do tríceps
E
peso
Outras questões
A causa mais comum de exoftalmia unilateral de O a 18 anos é:
Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Homem, 60 anos, com antecedente de infarto agudo do miocárdio procura cardiologista para avaliação pré-anestésica há 8 meses. Recentemente, recebeu diagnóstico de adenocarcinoma prostático e foi indicada prostatectomia. Nega episódio recente de angina ou dispneia aos médios e pequenos esforços e está em uso de diltiazem e aspirina. Exame físico: PA = 120 X 84 mmHg, FC = 82 bpm, ritmo cardíaco regular. Ecocardiograma: fração de ejeção de 0,6. ECG: distúrbio de repolarização ventricular. A CONDUTA É: