Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Nefrologia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Na avaliação pré-operatória de um paciente com IRC terminal atendido para realizar transplante renal, há contra-indicação para o transplante quando ocorre:

A
um teste de cross-match positivo.
B
um HLA com o doador com somente 2 locus idênticos.
C
um nível de hematócrito menor que 29%.
D
uma sorologia positiva para CMV.
Em relação às fraturas pélvicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Um paciente de 65 anos procura o pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há 3 dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data, com história de claudicação intermitente para cerca de 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Além disso, pulso femoral presente bilateralmente; poplíteo e distais ausentes, bilateralmente; diminuição da sensibilidade nos terços médio e distai de pé esquerdo; e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta:
Recém-nascido a termo, peso de 3200 gramas, recebeu alta após 48 horas de vida, sugando bem seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8 mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh+ e Recém-nascido tipo O, Rh+. No 12º dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais = 12 mg/dl com bilirrubina indireta = 11,52 mg/dl. Assinale a alternativa que indica a conduta correta.
A icterícia fisiológica do recém-nascido a termo aparece:
Compartilhar