Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Na avaliação rotineira de uma menina de um ano de idade é percebida uma palidez cutaneomucosa importante (+++/4+). Ela está no percentil 75 de peso e no percentil 25 de comprimento para idade. O exame físico não apresenta outras alterações. Um hemograma evidencia um hematócrito de 32%. A questão mais útil na definição do diagnóstico é:

A
“Qual a dieta diária usual da criança?”
B
“A criança teve icterícia neonatal, com uso de fototerapia?”
C
“Alguém na família já recebeu transfusão sanguínea?”
D
“A criança está tomando algum medicamento?”
E
“Qual é o padrão e a aparência de suas fezes?”
Em relação à AGA (Avaliação Geriátrica Ampla), NÃO podemos afirmar que:
Menino de 8 anos é levado a pronto-socorro desacordado pelos pais, após ser encontrado nos arredores da casa. A família mora em um sítio, onde são criados vários animais, e o pai mantém uma horta com diversas verduras. Ao exame, mostra-se comatoso, com frequência cardíaca de 58 bpm, dispneia com estertores crepitantes bilaterais, com miose bilateral e simétrica. Marque a alternativa incorreta quanto à conduta inicial na urgência.
Paciente sofreu ferimento por arma de fogo em hemitórax direito, abaixo do mamilo. Apresenta dispneia, cianose e palidez, com PA = 80/40mmHg e FC =142 bpm. RX de tórax mostra nível líquido e pneumotórax (provável hemopneumotórax) à direita e alargamento mediastinal com presença de projétil em hemitórax esquerdo. Qual a conduta adequada?
Quais as indicações de amputação primária por oclusão arterial crônica?
Compartilhar