Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:

A
Restrição calórica.
B
Aumento da grelina.
C
Aumento de GLP-1 (Glucagon-Like Peptídeo).
D
Melhora da sensibilidade à insulina.
E
Redução da gordura visceral.
Paciente com 25 anos, primigesta, na 27ª semana de gestação, vem apresentando perda de líquido vaginal há 12h. Ao exame obstétrico foi constatado, ausência de atividade uterina, altura de fundo uterino de 23cm, pH vaginal de 7,5 e saída de líquido claro límpido ao exame especular pelo orifício cervical. Neste caso, afirma-se que:
Um paciente de 75 anos, hipertenso e diabético, é atendido na emergência, apresentando quadro de confusão mental seguido de convulsões tônico-clônicas generalizadas. Diante deste quadro, assinale a opção correta.
Paciente, 35 anos de idade, negra, nuligesta, obesa, diabética e tabagista, vem ao consultório médico para avaliação de rotina. Nega fluxo patológico genital. Refere fluxo menstrual de 28 a 30 dias/3 a 5d/++. Ao exame físico, TA: 120 x 70 mmHg, PR: rítmico e cheio, com 65 bpm. Abdome plano flácido e não doloroso à palpação. Trouxe preventivo normal. USG: útero aumentado de volume à custa de 2 nódulos miomatosos, um subseroso e outro intramural, medindo o maior 2,0 cm x 1,8 cm. Volume uterino de 126 cm³. Ovários de volume e ecotextura habituais. Deseja engravidar futuramente. Em relação aos dados epidemiológicos, dos apresentados pela paciente não se correlaciona com aumento na incidência do mioma:
Na avaliação pré-operatória de colelitíase encontramos elevação das transaminases e da fosfatase alcalina, devemos solicitar:
Compartilhar