Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Na colangite esclerosante primária, é correto afirmar:

A
existe forte associação com o HLA-B8.
B
possui forte relação com doença de Cronh e pequena com retocolite ulcerativa.
C
a histologia do estágio 3 demonstra cirrose.
D
o tratamento cirúrgico é o transplante hepático na fase inicial.
E
não existe associação com o desenvolvimentode colangiocarcinoma.
Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:
A comunicação interatrial tipo ostium secundum é uma cardiopatia congênita de hiperfluxo pulmonar com pressão venocapilar pulmonar normal. O sopro sistólico na borda esternal esquerda alta é causado pelo aumento do fluxo na via de saída do ventrículo direito e a segunda bulha é desdobrada fixa. Em uma comunicação interatrial importante pode aparecer outro sopro. Qual é este sopro?
Recém-nascido termo, parto vaginal e peso de nascimento de 3658g está em observação em alojamento conjunto no seu primeiro dia de vida. Paciente não apresenta achados patológicos ao exame clínico e está com boa aceitação do aleitamento materno exclusivo. Mãe apresenta carteira de pré-natal na qual está relatada sorologia positiva para toxoplasmose em coleta realizada no terceiro trimestre de gestação e negativa em coleta realizada no segundo trimestre. Sobre o caso é correto afirmar:
Com relação às anginas, tonsilite ulceromembranosa unilateral, que não se estende aos pilares e que está associada à má higiene oral, são características da:
Compartilhar