Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Na colecistite aguda o principal sinal ecográfico é:

A
espessamento parietal
B
nódulo hiperecogênico com sombra posterior
C
colédoco com calibre superior a 8 mm
D
vesícula volumosa e tensa
E
nível líquido/ líquido intravesicular
Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. A hiperplasia (de duas ou mais) glândulas paratireoides é a causa mais frequente dessa doença.
Durante a consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. Prednisona é o tratamento medicamentoso mais recomendado para cefaleia do paciente em questão, na dose de 60 mg/dia.
Você foi chamado à sala de parto para recepcionar um recém-nascido a termo, cuja mãe relatava ser usuária de cocaína e, no trabalho de parto, evoluiu com sangramento importante por descolamento prematuro de placenta, com cerca de 80 % da área de inserção placentária descolada. O parto foi uma cesárea de urgência com anestesia geral. Após receber o recém-nascido e efetuar os primeiros passos da reanimação, na sua avaliação, o paciente se encontrava em apnéia, com frequência cardíaca de 40 bpm, com palidez extrema e hipotonia generalizada. Neste momento você, deve:
<P>Você examina uma mulher de 20 anos com perda ponderal significativa e observa a presença de candidíase oral. Exames imunológicos revelam anti-HIV+, HBsAg+, anti-HAV+, anti-HCV-, IgM anti-CMV-, IgG anti CMV+, IgM antitoxoplasma-, IgG antitoxoplasma +. Contagem de CD4 = 88 cels/mm³ e carga viral = 160000 cópias. Neste caso, deve-se prescrever profilaxia primária para Pneumocystis jiroveci e alguns outros patógenos, exceto:
Compartilhar