Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Na colecistite aguda o principal sinal ecográfico é:

A
espessamento parietal
B
nódulo hiperecogênico com sombra posterior
C
colédoco com calibre superior a 8 mm
D
vesícula volumosa e tensa
E
nível líquido/ líquido intravesicular
Primigesta, na 32ª semana de gestação apresenta pressão arterial de 140 / 90 mmHg associada à cefaleia persistente, alteração da visão e dor no hipocôndrio direito. Exames laboratoriais revelaram: plaquetas = 93.000/mm3, bilirrubina sérica total = 1,3 mg%, desidrogenase lática = 1870UI/L, proteinúria = 440 mg/24 horas. O diagnóstico é
Nas hipercalcemias associadas a doenças granulomatosas, como tuberculose, sarcoidose ou ainda nos linfomas, o mecanismo fisiopatológico é:
A doença ocular associada às enfermidades reumáticas pode afetar qualquer porção do olho ou da órbita. Assinale a alternativa INCORRETA: (GEHLEN ML, SKARE TL. Achados oculares em portadores de doenças reumáticas . EM: ____ Reumato-Oftalmologia. Editora Tecmedd, 2007.)
A respeito da avaliação do abdome de pacientes com trauma abdominal contuso e instabilidade hemodinâmica, são apresentadas as afirmativas abaixo. I- A realização de lavado peritoneal é contraindicada em gestantes com suspeita de lesão diafragmática. II- A ecografia abdominal tem sensibilidade diminuída na presença de enfisema subcutâneo e em obesos. III- A tomografia computadorizada é o exame que apresenta maior especificidade, devendo ser utilizado na suspeita de lesão visceral. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar