Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Na condução terapêutica de paciente com quadro de fibrilação atrial iniciado há 8h, a sequência mais adequada seria:

A
ecocardiograma transesofágico – cardioversão – warfarin.
B
cardioversão - warfarin.
C
heparina venosa - cardioversão - aspirina.
D
clopidogrel - digital.
E
cardioversão isolada sob monitorização.
Paciente do sexo masculino, 31 anos, dá entrada às 20hs de uma quinta-feira na emergência do HRMS vítima de ferimento por arma branca (faca), tendo a agressão ocorrido na tarde de quarta-feira. Após a avaliação inicial, foi constada a penetração para cavidade abdominal e indicado laparotomia exploradora. No ato cirúrgico, foram encontradas moderada quantidade de sangue livre na cavidade, lesão hepática grau II não sangrante e múltiplas lesões transfixantes de intestino delgado. Com relação ao caso, assinale a opção CORRETA:
Recém-nascido, a termo, filho de mãe diabética, parto vaginal, apgar 9/10 com bolsa rota há 3 dias. Líquido amniótico normal. Mãe não apresentava febre e tinha hemograma normal. Inicia quadro de hipoatividade e déficit de sucção com 48h de vida. Apresentava glicemia 50 mg/dl. Hemograma com 20.000 leucócitos com relação J/T de 0,20. Plaquetas 100.000 e presença de granulações tóxicas nos neutrófilos. A conduta neste paciente deve incluir:
São exemplos de cardiopatias congênitas cianóticas:
<p>Paciente, 52 anos, feminina, branca, apresenta clinicamente quadro sugestivo de colangite e pancreatite biliar, decorrente de coledocolitíase, com menos de 24h de evolução. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Apresenta AST 220 UI, ALT 350 UI, GGT 400 UI, BT 5 mg com BD 3.3 mg, amilase 2500 UI. A conduta imediata, além de antibioticoterapia, é: </p>
Compartilhar