Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Na correção cirúrgica de hérnias incisionais, qual dos fatores abaixo parece ser mais predisponente na formação de seroma pós-operatório:

A
a não colocação de dreno pós-operatório
B
a não utilização de antibiótico pós-operatório
C
hérnias de grande tamanho
D
uso de tela de polipropileno
E
terapia com esteroide
Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:
Lactente de 5 meses é levado à consulta na unidade de saúde com quadro de diarreia aquosa há 1 dia. Segundo a mãe, as evacuações são líquidas, sem muco, pus ou sangue, volumosas, com frequência de 4 a 5 episódios ao dia. Refere também pouca aceitação do leite materno nesse período e 1 episódio de vômito. Ao exame, a criança apresenta-se alerta, com olhos pouco encovados, fontanela anterior deprimida, mucosas secas, pulsos cheios, boa perfusão periférica. A conduta mais adequada para esse caso é:
A respeito da doença hemorroidária, qual afirmação incorreta:
Pais de menina de 24 meses informam que a filha fala apenas 5 a 10 palavras juntas, apesar de lhe ensinarem com frequência. Brinca sozinha, ainda que na presença de outras crianças. Em relação ao caso, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Falar 2 ou 3 palavras juntas, aceitar outras crianças, mas brincar isoladamente são marcos esperados nesta idade; II. O teste Denver II não pode ser aqui utilizado, pois é programado para crianças de até 12 meses; III. A conduta correta é iniciar investigação neuropsicológica para estimular o desenvolvimento precoce da menina. Qual a alternativa correta?
Compartilhar