Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Na criança com coqueluche, observa-se frequentemente no hemograma:

A
leucopenia com neutropenia
B
leucopenia com linfopenia
C
leucocitose com linfocitose
D
leucocitose com eosinofilia
E
leucocitose com neutrofilia e desvio à esquerda
O diagnóstico precoce e a avaliação imediata do lactente com suspeita de atresia biliar são muito importantes para que o procedimento cirúrgico corretivo atinja taxa de sucesso elevada (90%). O nome da cirurgia e o momento de sua realização são, respectivamente:
Homem de 65 anos procurou o pronto-socorro com queixa de dificuldade miccional há três anos, caracterizada por micção com jato fraco e gotejamento terminal, intervalo miccional diurno de aproximadamente uma hora e nictúria de quatro vezes por noite. Há uma semana refere aumento da frequência miccional com micções a cada 10 minutos em pequena quantidade e jato urinário reduzido. Há dois dias apresenta quadro de fraqueza e vômitos. Ao exame físico, apresenta-se afebril, eupneico, pulso = 8 bpm; PA = 150 x 100 mmHg; globo vesical palpável na altura da cicatriz umbilical e o toque retal revelou próstata aumentada com nódulo endurecido de cerca 8 mm na base do lobo lateral D. Os exames complementares revelaram ureia = 90 mg/dl; creatinina = 8,5 mg/dl; sódio = 142 mEq/L e potássio 4,8 mEq/L. A ultrassonografia mostrou bexiga de esforço com resíduo pós-miccional de 400 ml e próstata com peso aproximado de 70 g, além de uretero-hidronefrose bilateral. A melhor conduta inicial consiste em:
A respeito das doenças inflamatórias intestinais (DII), marque a alternativa correta:
Homem 32 anos, usuário de crack, chega ao pronto-socorro com quadro de odinofagia unilateral, prostração e febre não aferida há cinco dias. O exame da cavidade oral apresentava placas ulceronecróticas recobertas por exsudado pseudomembranoso em amígdalas, úvula e palato mole, associados a péssimas condições de saúde bucal e intensa halitose. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar