Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Na crise renal esclerodérmica, o tratamento de escolha é:

A
Bloqueador beta-adrenérgico
B
Inibidor de Enzima de Conversão da Angiotensina
C
Bloqueador dos canais de cálcio
D
Diurético poupador de potássio
E
Bloqueador alfa-adrenérgico
A lombalgia é responsável por uma grande parte das faltas ao trabalho e suas repercussões econômicas. Alguns estudos de demanda estimam que esteja entre os 5 a 10 diagnósticos mais frequentes. Sobre a lombalgia é CORRETO afirmar:
No teste do pezinho é feito triagem para fenilcetonúria (PKU). Com relação a essa patologia é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, com história clínica evidenciando episódios de dor em hipocôndrio direito, náuseas e vômitos, associados à icterícia e colúria, desde a infância. Após a avaliação inicial, realizou ultrassonografia de abdome que evidenciou colelitíase com dilatação de colédoco. Realizou colangiorressonância que mostrou litíase vesicular, dilatação fusiforme de colédoco (+/- 8 cm de maior diâmetro), entretanto sem coledocolitíase e sem dilatação das vias biliares intra-hepáticas. Assinale a alternativa CORRETA.
Nasceu uma criança com fenda palpebral oblíqua, orelhas de implantação baixa, braquicefalia, prega palmar transversal única e clinodactilia dos quintos dedos das mãos. O exame clínico foi sugestivo de cardiopatia. O geneticista avaliou e suspeitou de uma síndrome cromossômica e solicitou um cariótipo. O exame confirmou a hipótese. A cardiopatia congênita mais comum nessa situação é:
Compartilhar