Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Na crise renal esclerodérmica, o tratamento de escolha é:

A
Bloqueador beta-adrenérgico
B
Inibidor de Enzima de Conversão da Angiotensina
C
Bloqueador dos canais de cálcio
D
Diurético poupador de potássio
E
Bloqueador alfa-adrenérgico
Paciente de 11 meses vem ao ambulatório de pediatria. A mãe refere seis episódios prévios de sibilância com internação hospitalar, com sintomas iniciados desde os primeiros dias de vida. Nos últimos dois meses, precisou ir 5 vezes à emergência. Mãe sem história de atopia. Ao exame físico, lactente em bom estado geral, porém com sinais de desconforto respiratório moderado. Apresenta-se abaixo do percentil 5 para peso e estatura. Com base nessas informações, qual das alternativas a seguir apresenta prováveis hipóteses diagnósticas e os respectivos exames complementares relevantes para o caso?
Sobre tontura e vertigem, é INCORRETO afirmar:
Paciente de 63 anos, tabagista, com hipertensão não controlada e histórico familiar de aneurisma, foi diagnosticada com aneurisma da aorta abdominal infrarrenal de 7,3 cm de diâmetro. Os exames de avaliação pré-operatória mostraram doença pulmonar obstrutiva crônica moderada e fração de ejeção de 53%: ecocardiograma de estresse com dipiridamol não revelou alterações significativas; e a avaliação da função renal indicou taxa de filtração glomerular de 70 ml/min/1,73 m². Em relação ao tratamento de aneurisma, assinale a assertiva CORRETA.
Um homem de 25 anos ficou paraplégico após ferimento por arma de fogo ao nível de T11 e passou a necessitar de sonda vesical para drenagem de urina. Qual das alternativas é indicada para reduzir o risco de desenvolver infecções urinárias sintomáticas?
Compartilhar