Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na dequitação deve-se considerar que: I. a retirada manual da placenta abrevia o tempo da cesariana ou do parto, reduzindo o risco de infecção. II. a inserção fúndica da placenta, a atonia uterina e o acretismo placentário são fatores predisponentes à inversão uterina. III. na placenta percreta, como o tecido placentário não ultrapassa o miométrio, o tratamento é realizado por via abdominal. IV. na inversão uterina aguda, a primeira tentativa de correção a ser adotada é por via vaginal. Estão corretas somente as afirmações:

A
I, II e III.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e IV.
E
todas acima são verdadeiras.
Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32 apresenta os seguintes resutados de exames: Ureia: 80mg%; Creatinina: 3,2mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL:28; LDL:170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Sua principal hipótese para a disfunção renal detectada seria:
Mulher com 51 anos de idade é internada devido a falta de ar, tosse e emagrecimento não quantificado, negando febre, dor torácica ou edemas. Há 7 anos mastectomia por CA, fazendo quimio e radioterapia. Diabética e hipertensa há 12 anos usando IECA. Hipotireodismo há 1 ano, em uso irregular de 25 mcg de Puran T4. Coração em RR de 3 tempos (B4). MV e FTV abolidos em 2/3 inferiores do hemitórax direito. PA: 110 x 70 mmHg deitada e após 3 minutos de pé; FR: 24 irpm; FC 66 bpm. Ecocardiograma com derrame pericárdico importante e leve disfunção sistólica de VE, sem outras anormalidades de monta. São hipóteses diagnósticas prováveis, EXCETO.
Homem, 43 anos, obeso, relata mal-estar, taquicardia, sudorese, confusão mental e cefaleia sempre que fica em jejum por algum tempo, com melhora dos sintomas assim que se alimentava. Até um último episódio em que não conseguiu tempo suficiente para tal e acordou na emergência do hospital onde você está de plantão. Estes sintomas são sugestivos de:
O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnóstico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-Abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support) Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:
Compartilhar