Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Na dieta de um paciente com gota está contra indicado o uso dos seguintes alimentos EXCETO:

A
Grão de bico, feijão e vísceras de animais
B
Abacaxi, tomate e farinha de mandioca
C
Frutos do mar, vísceras de animais e feijão
D
Frutos do mar, carnes brancas e álcool
E
Álcool, soja e frutos do mar
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Dora, 34 anos, profissional do sexo, procurou seu médico de família para apresentar o resultado de exames: Anti-HIV 1 e 2 negativos, Anti-HVC positivo, HBsAg negativo, Hbe Ag negativo, Anti-Hbs negativo, VDRL negativo, FTA-ABS positivo. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos, o médico de família pode afirmar, exceto:
São critérios menores de Jones para a classificação diagnóstica de Febre Reumática, EXCETO:
Uma recepcionista de 38 anos apresenta dor no Hipocôndrio Direito (HD), que se irradia para a escápula homolateral. Relata também náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico, está febril (38°C), tem massa palpável no HD e o sinal de Murphy é positivo, o que ocorre quando há:
Compartilhar