Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Na diferenciação da cardiomiopatia hipertrófica (CMH) com estenose valvar aórtica (EA), é CORRETO afirmar que, ao contrário da segunda, a primeira condição (CMH):

A
Tem seu sopro reduzido com a manobra de Valvalsa.
B
Tem seu sopro aumentado na posição ortostática após agachamento.
C
Apresenta pulso carotídeo rápido e de grande amplitude.
D
Apresenta sopro que irradia para carótidas.
E
Não apresenta alteração na semiologia do sopro com elevação dos membros inferiores.
Os extraordinários benefícios do aleitamento materno estão bem documentados sejam eles de ordem nutricional, afetiva, imunológica, cognitiva ou econômica. O uso de medicamento durante a lactação é uma prática muito frequente e uma causa importante de interrupção do aleitamento materno. Isso se deve basicamente à carência de informações sobre muitos fármacos. O desconhecimento e o desinteresse dos profissionais de saúde sobre o tema são citados na literatura como fatores que contribuem para o desmame. Em relação às interações entre fármacos e amamentação assinale a alternativa correta:
Homem de 62 anos compareceu ao ambulatório de cirurgia queixando-se de abaulamento na região inguinal direita há seis meses. No exame físico da região inguinal, observam-se alargamento de 4 cm de diâmetro dos anéis inguinais e defeito da parede posterior do canal inguinal, à direita. O paciente refere uma “tumoração” que desce às vezes para o saco escrotal, à direita, sendo reduzido por ele manualmente. Diante do quadro clínico, o provável diagnóstico, tratamento, e complicação pós-operatória mais frequentes são, respectivamente:
São alterações morfológicas encontradas na Tetralogia de Fallot, exceto:
Mulher, 27 anos, sofreu queimadura em toda região cervical anterior, há 8 dias, apresenta áreas de segundo grau superficial e profunda. Foi tratada com curativos locais evoluindo com pequenas áreas de epitelização e granulação, sem infecção. A CONDUTA É:
Compartilhar