Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na distocia biacromial é correto:

A
Ocorre geralmente em fetos de baixo peso
B
Na resolução deve tracionar pólo cefálico para baixo
C
A ampliação da episiofomia não interfere na resolução
D
A pressão supria púbica ocasiona lesões neurológicas
E
Tentar girar os ombros fetais do diâmetro sagital para oblíquo
São sinais fundoscópicos de hipertensão intracraniana, EXCETO:
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
Recém-nascido a termo, sexo masculino, é encaminhado ao hospital para avaliação de hidronefrose unilateral diagnosticada por ultrassonografia realizada durante exame pré-natal. Novo estudo ultrassonográfico confirma a hidronefrose, sugerindo estenose da junção uretero-piélica. Foi solicitada cintilografia renal. A alternativa correta quanto à avaliação da hidronefrose neonatal:
Sobre as manifestações retinianas das doenças sistêmicas, assinale aquela que NÃO se correlaciona corretamente com a etiologia apresentada ao lado:
Compartilhar