Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Na doença celíaca, o padrão ouro para seu diagnóstico é a biópsia intestinal que demonstra atrofia vilositária da mucosa jejuno-ileal, limitando a absorção de nutrientes. Na orientação nutricional específica, preconiza-se:

A
eliminação definitiva do glúten.
B
aumento de triglicerídeo de cadeia média.
C
dieta com mínimo de residico.
D
redução de ácidos graxos saturados.
E
redução de proteínas.
Mulher de 20 anos teve trauma torácico grave com fratura de esterno e múltiplas costelas à direita. Apresenta-se com pneumotórax completo à direita, contusão pulmonar à direita, escarro hemático e hipóxia moderada, mesmo com cateter de O2. Foi drenado o tórax direito com expansão pulmonar parcial e intensa fuga aérea persistente. Assinale a alternativa que apresenta a atitude recomendável nesse momento. (FOUCHE, Y.; TARANTINO, D. P. Anesthetic considerations in chest trauma. Chest Surg Clin N Am, 7:277, 1997)
Quase todos os casos de sangramento gastrointestinal superior agudo se apresentam na forma de hematêmese, embora um sangramento vivo possa apresentar-se como hematoquezia. Apesar dos avanços progressivos no diagnóstico, a mortalidade permanece próxima de 15% em pacientes idosos. A respeito do assunto considere se as seguintes afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). i. Concentração de hemoglobina no sangue e hematócrito são marcadores pouco confiáveis de perda de sangue aguda. ii. A restauração inicial do volume pode ser feita com a infusão de soluções eletrolíticas isotônicas, até que os sinais vitais tenham se estabilizado. iii. Os antagonistas dos receptores H² consistem na escolha medicamentosa inicial, em altas doses e por via venosa. iv. Os métodos mecânicos para terapia endoscópica têm efeito similar à termoterapia. Marque a alternativa correta.
Lucas, 7 meses, não está mais sendo amamentado, pois sua mãe Nicole mudou-se para São Paulo, deixando o bebê sob os cuidados da avó. Lucas nasceu de parto normal, com 35 semanas de gestação, pesando 2.300 gramas. Vivem em casa própria (de material aproveitado) no Pirambu (bairro da periferia de Fortaleza), a avó, 2 filhas solteiras, Lucas e mais 3 crianças de 2, 3 e 5 anos. A renda mensal da família são R$ 150,00 reais que uma das filhas recebe como “flanelinha”. O médico de família solicitou o Cartão de Vacinas de Lucas. Quais as vacinas que Lucas já deveria ter recebido, segundo orientações do Ministério da Saúde?
A hemorragia vítrea causa baixa de acuidade visual pela opacificação hemática do vítreo. É importante investigar antecedentes oculares como traumas e cirurgias, bem como patologias sistêmicas. Assinale, a seguir, a causa mais frequente de hemorragia vítrea.
Compartilhar