Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Na doença do Hodgkin situação possível de definir a existência de “estágio inicial desfavorável” seria:

A
VHS > 50 mm na 1ª hora.
B
Massa de linfonodos > 5 cm.
C
Comprometimento de 2 regiões nodais.
D
Hemoglobina < 10g%.
E
Albumina < 2 g%.
Recém-nascido apresenta no exame de fundo de olho inflamação vítrea associada a extensas áreas de necrose de cor branco-amarelada e focos hemorrágicos na retina, junto aos vasos sanguíneos. Pensando-se no agente causador, qual opção terapêutica é a MAIS adequada?
Uma criança de sexo feminino, com quatro anos de idade, é atendida no Pronto Atendimento com queixa de poliúria, polidipsia e emagrecimento nos últimos dois meses. Apesar de ter havido um atendimento anterior por esta queixa, não houve uma definição diagnóstica. A mãe decidiu retornar ao serviço porque nos últimos dois dias, a criança começou a apresentar sonolência, acompanhada de febre (dois picos de 38,6 °C), vômitos, fadiga, sinais de desidratação e taquipneia. Imediatamente, você decidiu encaminhar a paciente para um Serviço de Emergência, devido à hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética. A decisão de encaminhamento imediato foi determinada
André foi picado por um inseto na pálpebra há uma semana. No primeiro dia teve reação alérgica, com edema e hiperemia que melhoraram no terceiro dia. A partir da manhã do quarto dia, apresentou piora progressiva do edema, hiperemia e calor local. Ontem começou a ter febre com secreção lacrimal purulenta, com leve hiperemia conjuntival, sem queixas visuais e sem alteração na movimentação ocular. o diagnóstico de André é:
De acordo com Sistema de pontuação para diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar em crianças e adolecentes negativos a baciloscopia, do Ministério da Saúde - 2002 quais os critérios que devem ser avaliados?
Compartilhar