Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na doença do refluxo gastroesofágico, nós sabemos que o esfíncter esofagiano inferior (EEI) desempenha papel fundamental no que diz respeito à fisiologia normal da junção esofagogástrica. Dentre as opções abaixo, qual a que NÃO representa uma condição que altera o bom funcionamento deste esfíncter?

A
A musculatura intrínseca do esôfago distal.
B
Os pilares diafragmáticos
C
As fibras musculares oblíquas da cárdia
D
A pressão transmitida pela cavidade torácica.
Primigesta de 16 anos, sem acompanhamento pré-natal, com 31 semanas, apresenta cefaleia, epigastralgia e escotomas. A pressão arterial é de 140/100 mmHg. Recomendam-se, no caso dessa paciente:
Gestante de 1° trimestre foi inadvertidamente vacinada contra rubéola. Qual a conduta?
Julgue os itens abaixo, a respeito do hantavírus: I. É uma virose emergente, de muita gravidade. II. O homem se infecta pela inalação de aerossóis gerados por secreções corpóreas de roedores. III. A síndrome pulmonar do hantavírus é de alta letalidade, caracterizada por um aumento de permeabilidade capilar. IV. O homem infectado pode apresentar febre hemorrágica com síndrome renal. V. O reservatório do vírus são os roedores do campo que invadem as casas durante o inverno e na época da colheita. A quantidade de itens certos é igual a:
Em qual das situações abaixo a fórmula de Friedewald para cálculo do LDL é imprecisa, segundo a IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia?
Compartilhar