Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na doença do refluxo gastroesofágico, nós sabemos que o esfíncter esofagiano inferior (EEI) desempenha papel fundamental no que diz respeito à fisiologia normal da junção esofagogástrica. Dentre as opções abaixo, qual a que NÃO representa uma condição que altera o bom funcionamento deste esfíncter?

A
A musculatura intrínseca do esôfago distal.
B
Os pilares diafragmáticos
C
As fibras musculares oblíquas da cárdia
D
A pressão transmitida pela cavidade torácica.
Uma escolar de 6 anos vem ao pronto-socorro com história de febre alta há 24 horas, odinofagia, vômitos e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com hiperemia de faringe e adenomegalia cervical. O pediatra prescreve amoxicilina e, após 24 horas, retorna com exantema maculopapular em tronco e face (exceto em região perioral). Apresenta, ainda, hipertrofia de amígdalas com placas esbranquiçadas e língua bastante hiperemiada e sabugosa. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à hanseníase, assinale a afirmação correta.
Homem procedente do sistema prisional com queixa de febre vespertina e tosse há 8 semanas, emagrecimento de 10 kg e, atualmente, dispneia aos esforços. Ao exame expansibilidade diminuída em terço inferior do hemitórax esquerdo, macicez à percussão, frêmito toraco-vocal e murmúrio vesicular abolidos nessa localização.
Homem, 32 anos, agricultor, refere, há 4 semanas, úlcera de 3 cm de diâmetro em antebraço esquerdo após picada de inseto. Tem bordos em moldura, indolor e aspecto granuloso em sua superfície. Presença de pequeno gânglio satélite.
Compartilhar