Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Na etiopatogenia do câncer gástrico, alguns fatores devem ser considerados como importantes. Dentre os citados abaixo, destacam-se:

A
Gastrite atrófica.
B
Grupo sanguíneo O positivo.
C
Alcoolismo crônico.
D
Tabagismo.
E
Pólipos hiperplásicos.
Adolescente de 11 anos, sexo masculino, é atendido em consulta de rotina com os seguintes parâmetros: peso = 60 Kg (acima do percentil 97), estatura de 145cm (percentil 50), pressão arterial de 130x90 mmHg (acima do percentil 95, na tabela de níveis pressóricos por idade, sexo e percentil de estatura) e índice de massa corpórea (IMC) de 28,5 (acima do percentil97), estágio puberal G2P2 pelos critérios de Tanner. No exame da pele apresenta manchas escuras e espessadas em região cervical, axilas e na região medial de coxas. Quais os problemas você listraria nesta história clínica?
Recém-nascido a termo, no 3° dia de vida, mãe de alta obstetrícia, em alojamento conjunto, aleitamento materno exclusivo, pais pardos, está apresentando icterícia até Zona 1 de Kramer. No exame físico evidenciou-se um cefalohematoma parietal direito. Mãe grupo sanguíneo A fator Rh negativo e Recém-nascido grupo sanguíneo O fator Rh positivo. A melhor conduta é:
Criança de 05 anos de idade já apresentou 05 episódios de pneumonia a partir dos 03 anos de idade; as radiografias anteriores mostram área de consolidação sempre em lobo médio. Mãe relata que a criança tem tosse seca persistente, às vezes produtiva, febril e com broncoespasmo leve. A radiografia de tórax revela a mesma imagem. Qual o provável diagnóstico, baseado nestas informações?
A mononucleose infecciosa é a síndrome clínica mais bem conhecida causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Tendo em vista essa assertiva, indique a resposta correta.
Compartilhar