Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Na fase ativa do trabalho de parto, quando é observada no toque vaginal a sutura sagital da cabeça fetal próxima ao sacro materno, faz-se o diagnóstico de:

A
Sinclitismo
B
Rotação interna
C
Rotação externa
D
Assinclitismo anterior ou de Nagele
E
Assinclitismo posterior ou de Litzmann
Paciente masculino, 35 anos, dá entrada no setor de urgência inconsciente, após queda de motocicleta no momento em que não utilizava capacete. Em relação aos traumatismos crânio-encefálicos, podemos afirmar que:
A anorexia nervosa é caracterizada pela recusa do (a) paciente em manter a forma e o peso corporais minimamente normais e demonstra acometimentos, sobretudo em mulheres sadias. É CORRETO AFIRMAR que nesses (as) pacientes pode ocorrer qual dos seguintes achados: Referência: HARRISON - Medicina Interna. Editora Mc Graw Hill, 17ª Edição, 2008.
Constituem anomalias encontradas na Tetralogia de Fallot, EXCETO: Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000
<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.
Compartilhar