Questões na prática

Preventiva

Na festa comemorativa, do aniversário de fundação de um município litorâneo, a prefeitura lançou o anuário estatístico de 2009 e, na seção referente a estudos populacionais, constava um total de 1.000 nascidos vivos, ao lado de 30 óbitos de menores de um ano de idade, 18 óbitos de crianças entre um e cinco anos e outros 12 óbitos em crianças acima dos cinco anos. Pode-se concluir que, no ano em referência, a taxa de mortalidade infantil foi de:

Mulher, 52 anos de idade, assintomática, em início de menopausa, apresentou em exames de rotina AST: 210U/dl, ALT:102U/dl gamaglutamiltransferase: 92U/l. Não faz reposição hormonal. Nega transfusões sanguíneas e tem apenas um parceiro sexual. O exame físico é normal. Realizou exames adicionais que revelaram Hb: 13,2g/dl, Ht: 37%, leucograma: 5.700 leucócitos/mm³ sem desvios, glicemia: 82mg/dl. AntiHCV positivo, AgHBs negativo, índice de saturação de transferrina: 40%, ferritina sérica: 850mcg/dl. Anticorpos antimitocôndria, antimúsculo liso e anti-LKM negativos. Anticorpos anti-TPO positivos. Após uma semana de tratamento, o ionograma e a hemogasimetria arterial da paciente apresentaram os seguintes achados, pH: 7,3, PC02: 31mmHg, HC03: 19mEq/l, PaO²: 83mmHg, BE: -12, sódio sérico: 137mEq/l, CI: 104mEq/l, K: 6,0mEq/l. O distúrbio metabólico apresentado é:
Constituem anomalias encontradas na Tetralogia de Fallot, EXCETO: Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000
Um menino de 7 anos recebe no pronto-socorro um diagnóstico de sinovite transitória de quadril. A anamnese, com as queixas clínicas relatadas, deve incluir os seguintes itens, EXCETO:
Recém- nascido pequeno para a idade gestacional, que apresenta microcefalia, erupção petequial disseminada, cataratas bilaterais e estenose pulmonar, provavelmente apresenta qual infecção?
Compartilhar